Ipanema - (21) 2287-8006 / (21) 99471-2590 | Lins de Vasconcelos - (21) 3202-1003 / (21) 99169-6525

Maquiagem com proteção solar funciona?

maquiandoPensando na maior proteção do rosto, área mais afetada pelos raios ultravioleta, e na praticidade do consumidor, muitas marcas de cosméticos passaram a apostar em produtos que unissem beleza e saúde. Com essa promessa de proteger a pele dos ataques externos sem afetar a estética, surgiram as maquiagens com fator de proteção solar. Mas será que esses produtos são, de fato, eficientes?

A resposta é sim, porém é importante levar em consideração o tipo de situação. Em casos especiais de superexposição aos raios solares, como na praia ou na piscina durante o verão, os protetores comuns são insubstituíveis para uma proteção completa.

Maquiagens com proteção

Esses produtos estilo 2 em 1 costumam agir contra a ação dos raios ultravioleta de tipo b, responsáveis por queimaduras, rugas e até mesmo pelo câncer de pele – tipo de câncer de maior incidência no país. Para isso, eles contam com proteção já embutida em sua formulação, que deve ser de FPS 15 ou maior para que o cosmético atue com eficácia.

Alguns podem ainda ter elementos benéficos para a pele e sua proteção, como zinco, magnésio, antioxidantes, vitaminas A, C e K e cloreto de bismuto. Portanto, é importante ficar atento à composição química do produto escolhido na hora de optar por um ou outro.

Os cuidados em seu uso são os mesmos dos produtos tradicionais. Priorize sempre aqueles específicos para o seu tipo de pele. Para as peles oleosas o ideal é utilizar produtos em gel. Já para as peles mais secas, é recomendado os produtos em creme por conta de sua oleosidade. Esses são fatores em importantes para não se frustrar. O dermatologista poderá te indicar o tipo de produto ideal para você.

Como usar

O primeiro passo é realizar uma limpeza completa da pele do rosto. Utilize algodão com um bom tônico ou adstringente para garantir que os poros estejam bem fechados na hora de aplicar a maquiagem. Isso garante que os produtos tenham eficácia máxima. Lembre-se também que a maquiagem deve ser reaplicada a cada duas horas ou em caso de contato com água ou suor excessivo.

Um erro muito cometido é não retirar a maquiagem na hora de dormir. Esse hábito pode gerar problemas para a pele, como acne, alergias e rugas. Antes de se deitar, limpe a pele com um demaquilante ou apenas água e sabão. Cremes hidratantes não são recomendados por não desobstruírem os poros por completo. Ao acordar, lave o rosto com um sabonete específico para garantir uma limpeza eficaz.

Confira abaixo mais algumas dicas: