Ipanema - (21) 2287-8006 / 99471-2590 | Lins de Vasconcelos - (21) 2269-5815 / 99169-6525

Inverno com Pele Saudável

É ponto pacífico entre dermatologistas que longe do sol forte do verão e diante dos diversos danos deixados por ele, o inverno é a estação do ano mais propícia para tratamentos dermatológicos. É um período com menor radiação solar e a pele pode receber cuidados especiais.

— Há tratamentos que, se o paciente fizer e depois se expuser ao sol, ficará com manchas — ensina a dermatologista Fabíola Bordin.

Entre os tratamentos indicados estão o peeling químico, que usa ácido, e serve para estimular a renovação celular. Há também tratamentos com luz pulsada, que faz desaparecer as manchinhas deixadas pelo sol, como as sardas, e até tratamento a laser para sumir com cicatrizes de acne, estrias, e minimizar rugas — o E-matrix.

As dermatologistas Camila Petrili e Camila Meccia combatem manchas combinando laser de CO2 e coquetel de remédios chamado de “drug delivery”:

— Podemos usar diversos produtos como clareadores e vitaminas que têm sua penetração bastante aumentada pelo uso do laser associado.

A ORDEM É ABUSAR DOS HIDRATANTES

Na clínica Les Peaux, o dermatologista Daniel Coimbra faz uma combinação de três tratamentos em busca de uma pele mais saudável. Em uma única sessão ele faz aplicação de luz pulsada, para combater manchas de sol e vasinhos; laser de CO2, para rugas finas, melhoria dos poros e produção de colágeno; e aplicação do drug delivery, para melhorar a hidratação e brilho da pele.

— São tratamentos diferentes, mas que potencializam a ação do outro. A aplicação de laser de CO2, em frequência baixa, prepara os poros para receber as vitaminas do drug delivery, e também potencializa o efeito da luz pulsada, que é uniformizar o tom da pele — diz Coimbra.

O tratamento três-em-um começou a ser aplicado no verão passado, segundo Coimbra, de forma pioneira na Les Peaux. De lá para cá, diz o médico, já foram feitos mais de 50 procedimentos.

O maior benefício é o ganho de tempo na recuperação, que é de cinco dias. Por exemplo, com uma única sessão é possível atingir o resultado de cinco aplicações isoladas de luz pulsada, que precisam ser feitas em intervalos de 20 a 30 dias.

PUBLICIDADE

Além dos tratamentos feitos em consultório, com dermatologista, há algumas indicações que podem ser adotadas em casa para garantir uma pele com mais saúde, de acordo com a dermatologista Fabíola Bordin:

— No inverno é natural que a pele seja menos agredida pelo sol, mas pode ficar facilmente ressecada, porque tomamos mais banho de água quente e também porque o tempo é mais seco mesmo. Para evitar isso, é necessário melhorar a hidratação da pele do corpo e do rosto.

Ainda segundo a Fabíola, o creme hidratante para o corpo deve ser usado nos três primeiros minutos depois do banho, porque a pele úmida facilita a penetração do creme no corpo.

Fonte: O Globo